Boa noite pessoal.
A vida está corrida e está difícil manter este blog atualizado, mas não desisti !
Eu tenho estudado muito sobre alguns temas, e tenho tentado compreender as entranhas da eletrônica para ter um melhor embasamento sobre comportamento dos dispositivos eletrônicos. É simplesmente facinante !
Entre os meus possíveis projetos com Arduino eu sempre tento pensar em como fazê-lo sem o Arduíno, utilizando apenas o seu microcontrolador e as portas que precisarei. Tudo isso que eu estou falando pode ser muito complicado quando estamos apenas começando, e o segredo está justamente na Eletrônica. Já conheci pessoas ótimas com o Arduíno, que desenvolveram braços robóticos e carros autômatos que desviam de obstáculos sem simplesmente saber absolutamente nada de eletrônica. Isso é que torna o Arduino tão interessante. Um guri de 12 anos pode montar um esquema que ele printou do Google, pegar um código que ele baixou do google e fazer rodar qualquer coisa, sem embasamento nenhum.
Eu não condeno isso, pelo contrário, acho muito bom que hoje temos uma tecnologia que possibilita que projetos saiam do papel direto para o hardware sem perda de tempo, isso é bom para todos nós, mas falando como um estudante e curioso, seria muito melhor que todos tivessem esse conhecimento sobre a eletronica, até porque fica chato desenvolver algo e não conseguir explicar o motivo pela escolha dos componentes do projeto. Porque aquele capacitor, porque aquele regulador de tensão, porque usar aquele cristal, porque usar resistores em série ou em paralelo...
Ter esse conhecimento nos diferencia de meros copiadores.
Bem, vamos ao objetivo deste post. Existem muitos posts e artigos sobre o tema, mas a grande maioria trata de alguns temas que os mais iniciantes demoram a se ligar.
Eu quero apenas mostrar alguns detalhes sobre o arduino que as vezes passam batido pelos artigos, propositalmente ou não.
Abaixo segue 6 dicas:
1) As placas arduinos são simplesmente placas de circuito impresso, com um microcontrolador ( que fazendo a analogia seria um processador) que tem em seus pinos suas saidas e entradas digitais e analogicas;
2) As portas(pinos femea) são referentes aos pinos do microcontrolador.
3) Quase todos os chips, modulos, shields são baseados em pinos de alimentação ( positivo e terra) e o sinal ( que pode ser analogico ou digital);
4) Via codigo você seta qual pino é entrada e qual pino é saida, dizendo se a saida ou entrada é digital ou analógica;
5) Datasheet são documentos contendo as especificações dos dispositivos, ou seja, qualquer componente que você não saiba como funciona, este documento lhe auxiliará. Todos componentes eletronicos possuem um, sem exceção.
6)Já foi feito quase tudo com arduíno, portanto antes de começar seu projeto, pesquise sobre o tema pois com certeza encontrará projetos que podem servir de modelo.
Bem pessoal, creio que isso já possa ajudar um pouco. Irei postar na sequencia algumas dicas de eletrônica.
Qualquer dúvida estou a disposição!
Abraço!