Vamos falar um pouco do compilador.
Obs.: Eu vou sempre subentender que você, meu leitor, já possui uma vivência com o computador, portanto, não vou explicar detalhadamente como onde esta o menu "arquivo", por exemplo.
Para começarmos um programa, basta entrar em arquivo, e depois entrar em "novo".
A partir deste momento, irá abrir o local em branco onde será colocado o código...
Basta clicar ali, que verá que estará disponível para escrever qualquer coisa....
Depois explicarei o que estamos fazendo, portanto, podem escrever o seguinte :
#include <stdio.h>
#include <conio.h> // necessário para a função getch
main ()
{
printf("Alo Mundo!!!");
getch();
}
Podem copiar e colar mesmo. Vamos realizar o clássico Hello World !
|Funcionou???
Irá abrir a tela de seu Command e mostrar Hello World dentro...
Agora vamos linha á linha :
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
Estes includes funcionam como "apondadores de bibliotecas", ou seja, o stdio aponta para determinadas bibliotecas/libs de seu Sistema Operacional.
Assim como o conio.h !
A biblioteca stdio será necessária em praticamente em todos os seus códigos, ou seja, em todos os códigos que tu desenvolver, haverá a necessidade de incluir essa lib. Essa linha deverá existir, sempre no início.
Assim como eu comentei, a conio.h é necessária em razão do comando "getch". O comando "getch", faz com que a tela do cmd fique estatica após a execução. Sem o comando getch, o programa iria executar e fechar em seguida, e para executar o comando, deve ser importada a lib conio.h . Entendeu?
Pode ser confuso na primeira vez. Na verdade, quase sempre é. Mas ao repetir, ao exercitar, vamos compreendendo melhor isso.
Após isso vem o comando:
main ()
{
que significa que estamos entrando no menu principal.
ele abre e fecha parenteses, porque neste programa não há nada que possa ser passado como parâmetro( iremos entrar mais á fundo a respeito de parâmetros futuramente ) ;
Observação á respeito do main : Apesar de ser programação estruturada, o método/função main, sempre será executada primeiro( mesmo que não seja o primeiro bloco de instruções) , portando, se vocês verem códigos e não entenderem direito, pensem nisso, ou se vocês forem desenvolver algo maior, devem saber disso. Mais além falaremos disso mais...
Observação á respeito do main : Apesar de ser programação estruturada, o método/função main, sempre será executada primeiro( mesmo que não seja o primeiro bloco de instruções) , portando, se vocês verem códigos e não entenderem direito, pensem nisso, ou se vocês forem desenvolver algo maior, devem saber disso. Mais além falaremos disso mais...
Finalizamos com :
printf("Alo Mundo!!!");
getch();
}
Esse printf("Alo Mundo!!!"); , significa que iremos imprimir na tela Alo Mundo!!! .
"printf" é o comando que usamos para imprimir na tela. Sempre que queremos mostrar alguma mensagem ao usuário do computador, colocamos printf, abrimos "parênteses" escrevemos oque queremos, fechamos o parênteses, e colocamos "ponto-e-vírgula". Todas as instruções de C são finalizadas com ";" todas, exceto quando abrimos funcões, por exemplo o "main", que nestas situações estamos abrindo um bloco de instruções. Nestas situações usamos as chaves "{
" para abrir ou fechar blocos de instruções.
" para abrir ou fechar blocos de instruções.
Notaram isso ??
main () // já que não há parâmetro( veremos depois oque é ), fica parenteses em branco
{ // Abre o bloco de instruções
printf("Alo Mundo!!!"); // instrução propriamente dita, finalizada com ";" imprimindo na tela...
getch(); // faz com que a tela fique estática após a execução...
} // fecha o bloco de execução
Bem galera, é isso. Vocês já executaram o primeiro programa em C !
Não é o bicho de 7 cabeças né ?
Existe uma galera saudosista que curte um C ! Eu sou um deles !
C é a linguagem mãe de uma lista de linguagens, portanto, não dá pra menosprezar essa poderosa linguagem.
Qualquer problema com execução, instalação ou alguma outra coisa, me avisem...
Não se assustem, se não entenderam nada.Acreditem, isso é normal.
No próximo post, vou explicar tipos de dados, e situações onde devem ser usados....
vamos fazer um programa onde há a interação do usuário.
Tu pede, ele digita e mostramos o valor.
Irei explicar muito mais, esse foi só uma preview da história, só para sentirem o gosto de desenvolver, que convenhamos, é uma sensação muito prazerosa...
Abraço e até a próxima, que veremos tipos de dados, declarações, e capturar dados...
Daora o post. Trabalha com algumas imagens. Tenta ver também se aceita JS no blog. Posso te indicar umas ferramentas bem legais pra customiza algumas coisas. Abraços, Presto.
ResponderExcluirE ae Presto !
ExcluirCara, eu pretendo fazer um up no layout !
Estou aberto a sugestões.....abraço!