quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Hardware - O que é Overclock? Funciona mesmo ??

Boa noite pessoal, já fazia algum tempo desde a última postagem, mas venho para falar sobre algo que eu gosto bastante : Overclock.
Na verdade este post é apenas introdutório para quem tem interesse em saber mais sobre o assunto ( e vou postar mais coisas a respeito).
Overclock trata, basicamente, de aumentar os clocks ( ciclos de processamento) dos dispositívos responsáveis pela perfomance do computador.
Este procedimento é amplamente realizado pelos entusiastas gamers, que mesmo tendo um computador top, não deixam de Overclockar o micro.
É realizado Overclock, basicamente somente na CPU.
Placa de vídeo e memórias não são alterados clocks, portanto, não é overclock( veremos isso mais adiante ).
Os processadores vêm de fábrica com o maior clock seguro, que garante mais vida útil ao equipamento, mas este clock não é o maior clock estável, e é justamente este maior clock estável que os Overclocking procuram.

Obs. Vida útil de um processador deve estar em torno de 10 anos, isso depende muito da concepçao de útil de cada pessoa, pois utilidade mesmo, apenas 3 anos, após este período, já não desempenha o que os sistemas exigem de forma satifatória. Sendo assim, um processador que duraria 10 anos sem overclock, dura 7 ou 8 anos com overclock, e 8 anos de processador é muito tempo.

Memória são modificadas as latências, que são basicamente o tempo que a memória demora para executar cada procedimento. Isso resulta ( automaticamente ) em aumento de voltagem, e este sim é chamado de Overvolt.
Overvolt é a maior causa de queima de memórias, este sim deve ser feito com cuidado.

Placa de vídeo, geralmente é feito através de software ( funcionam, mas neste caso acho melhor comprar uma placa que segure o tranco da CPU ).

Bem, isso é apenas introdução, pois temos muita coisa a falar a respeito, e lhes digo, Overclok é muito bom. Existe muita lenda a respeito disso, justamente em razão dos overclocks feitos nos anos 90, quando se queimava muito mesmo, mas hoje em dia, os próprios processadores vêm com indicação de overclock na própria caixa. Eu tenho um processador com multiplicador desbloqueado, ou seja, o processador foi feito para aceitar overclock.

Algumas considerações :
- Existem processadores bloqueados para Overclock;
- Existem placas mãe bloqueadas para Overclock;
- Clock é um valor padrão, e multiplicador são numeros que multiplicam o clock padrão.
Ex. Padrão 200 mhz
      Mult     12
    O processador ficará com clock 2.4 Ghz !
Entenderam ??
Se você aumentar o multiplicador para 14, ficará em Overclok 2.8 Ghz !
- O bloqueio que me refiro é justamente nos multiplicadores, e desta forma não é possível fazer overclock.
- Todo o Overclock é feito pela BIOS.
- Processadores de hoje em dia desligam em caso de superaquecimento ( NÃO QUEIMA !!!! )
- Existem cooler de refrigeração líquida, específicos para Overclock.

Fiz estas considerações apenas para explicar de forma básica mesmo. Vou continuar cooperando com o pessoal que curte Overclock, não se preocupem.
Outra coisa que não citei, é que a arte do negócio está justamente em acertar o ponto certo do micro, pois se passar do ponto, ele fica mais lento que quando não havia overclock.....
Se vocês quiserem voltar para o Default do micro, basta tirar a bateria da placa mãe, esperar 10 segundos e colocar de novo...se micro estará igual era antes do Over.....


Eras isso....Em breve postarei mais coisas a respeito de Hardware !

Abraço !






Nenhum comentário:

Postar um comentário